Tuesday, November 8, 2016

CARRO DO ANO: SAIBA QUEM JÁ GANHOU O TROFÉU DE MARCA VERDE DO ANO

Categoria reconhece o compromisso da empresa com o ambiente, analisando suas iniciativas de sustentabilidade

Logo Nissan (Foto: Kārlis Dambrāns/Flickr)
A discussão pela preservação do meio ambiente ganha cada vez mais espaço e é claro que isso não poderia passar despercebido pela indústria automotiva. Em 2012, Autoesporte decidiu dar mais visibilidade para essa tendência justamente no palco do Prêmio Carro do Ano ao criar o prêmio de Carro Verde do Ano, posteriormente renomeado como Marca Verde do Ano. A edição deste ano acontece no dia 31 de outubro. 
O título leva em consideração o compromisso da empresa com o meio ambiente, analisando suas iniciativas de sustentabilidade e desempenho no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, sistema criado pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Ibama.

Veja abaixo os vencedores da categoria nas edições anteriores:

Ford Fusion Hybrid (2012)

Na época em que os critérios de avaliação levavam em conta apenas um modelo ao invés das ações da montadora em si, a Ford foi a primeira a ganhar com a versão híbrida do Fusion. Este foi apenas um dos cinco prêmios que a marca conquistou naquela edição. Os outros reconhecimentos da montadora foram: Carro Premium do Ano, Picape do Ano, Utilitário do Ano e Motor Acima de 2.0.
Volkswagen Fox Bluemotion (2013)

Hoje, a montadora alemã Volkswagen está sofrendo com o caso Dieselgate, mas há três anos conseguiu se destacar com a proposta do seu Fox Bluemotion. Na época, o modelo tinha trocado seu antigo motor EA111 1.6 pelo estreante EA211 1.0. Com apenas três cilindros, o proprulsor eliminava boa parte do atrito e conseguiu números expressivos no teste da Autoesporte.
Além disso, em 2013, a Volkswagem tinha começado a se destacar pelo uso de fontes renováveis de energia, como uma usina hidrelétrica em São Joaquim da Barra (SP), capaz de gerar 20% da energia utilizada pela companhia no Brasil.
Honda Fit (2014)

Em 2014, o Honda Fit disputou o prêmio de Carro Verde do Ano com os modelos Fiat Uno Evolution e BMW i3. No entanto, era o único entre eles que estava inscrito no programa de etiquetagem veicular CONPET, onde tinha o conceito A de consumo na categoria. Isso porque a geração lançada naquele ano tinha adotado novamento o câmbio CVT, que auxilia na economia de combustível e na baixa emissão de monóxido de carbono.
Além disso, a montadora tinha acabado de construir um parque eólico em Xangri-lá, no Rio Grande do Sul com um investimento de R$ 100 milhões. A usina é capaz de suprir 100% eletricidade consumida pela fábrica de Sumaré, que deixa de emitir 2,2 mil toneladas de CO2 por ano.
Nissan (2015)

No primeiro ano da categoria considerando as montadoras e não apenas um modelo, a Nissan foi a vencedora como Marca Verde do Ano. Um dos determinantes para que a montadora fosse a grande escolhida foi a estrutura de sua fábrica em Resende, no Rio de Janeiro. A planta tem capacidade de produção de até 200 mil carros e 200 mil motores por ano, conta com prédios com ampla ventilação e iluminação naturais.
O que realmente fez a diferença no entanto, foi o fato de que esta fábrica trata os resíduos descartados durante a produção para minimizar o impacto no meio ambiente, enquanto a água passa por um sistema de reutilização, para evitar o desperdício.  Além disso, um cinturão verde contorna a área da planta, onde a empresa promoveu o replantio de algumas espécies do bioma local.
A Nissan do Brasil também é responsável por por uma unidade de conservação ambiental na Lagoa da Turfeira, que fica próxima à linha de produção. O local abriga mais de 150 espécies de aves.
Fonte: Auto Esporte

No comments:

Post a Comment