Sunday, November 6, 2016

DHL CRIA FROTA PRÓPRIA DE ELÉTRICOS

Veículos são equipados com um motor elétrico de 40 cv, câmbio sequencial e têm autonomia para rodarem até 80 km

StreetScooter DHL (Foto: Divulgação)

A empresa de logística DHL decidiu entrar de vez na onda dos carros verdes, com a apresentação de uma frota própria de veículos elétricos. A estratégia de produzir seus próprios veículos sustentáveis surgiu depois de a empresa não obter sucesso nas negociações com as grandes montadoras de automóveis. O intuito inicial era encomendar a produção de vans elétricas para algum fabricante, mas todos os pedidos foram negados.
Foi então que a DHL resolveu construir sua própria frota de carros livre de emissões, em parceria com a fabricante europeia StreetScooter. A frota atual já conta com 1.000 unidades como essas que você vê nas imagens sendo abastecidas nos pontos de energia. E, em breve, a produção deverá atingir cerca de 5.000 carros por ano. Lembrando que cada van foi concebida para durar cerca de 16 anos, quando utilizadas durante os seis dias da semana, num intervalo de 10 horas de trabalho.
StreetScooter DHL (Foto: Divulgação)
Os simpáticos veículos trazem um motor elétrico de 30 kW (40 cv) que vai acoplado a uma transmissão Bosch de estágio único e, com esse trem de força, são capazes de atingir 80 km/h de velocidade máxima (eletronicamente limitada). A autonomia, dependendo do modo de condução, é de 50 a 80 quilômetros. E o tempo para recargar 100% da bateria varia entre 4,5 horas e 7 horas (em tomada 230 V - 16A). O veículo vem ainda com freios ABS, airbag para o motorista, suspensão do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira e rodas de 15 polegadas que calçam pneus 195/65 R15. A capacidade de carga é de até 650 quilos.
StreetScooter DHL (Foto: Divulgação)
Com o surgimento dessas vans eletrificadas, quem fica de escanteio nessa história é a Volkswagen, que antes fornecia um grande número de utilitários para o grupo alemão. O presidente da VW, Matthias Mueller, declarou à agência de notícias Reuters que ficou aborrecido com a medida.  Mas, que a montadora irá averiguar se ainda é possível fazer parte dessa empreitada sustentável, de alguma maneira.
StreetScooter DHL (Foto: Divulgação)
Fonte: Auto Esporte

No comments:

Post a Comment