Diz a experiência democrática que quando numa notícia se unem os temas administração publica e compra de veículos, normalmente suscita uma onda de indignação como resposta. Neste caso gerou-se uma poupança de 11 toneladas de CO2.
Está em causa o Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública, ainda em fase embrionária, e cujos 30 carros elétricos já evitaram a emissão de 11 toneladas de CO2. Na rodagem já se contam mais de 100.000 km correspondentes a mais de 20.000 viagens.
Financiado pelo Fundo Português de Carbono, o programa quer tornar-se não só uma forma prática na poupança econômica e energética, como também servir de sensibilização, de exemplo e de rastilho a uma mudança de comportamentos no que à mobilidade diz respeito. Os 30 carros entraram ao serviço em outubro de 2015 e, neste período, poupou-se 6.000€, representando um custo médio de 0,03€/km.
Todo o programa está a ser acompanhado e seguido atentamente, quilômetro a quilômetro, a “redução efetiva de emissões, as poupanças e os custos associados à mobilidade elétrica, além de um conjunto de indicadores sobre a mobilidade no Estado e o desempenho dos veículos elétricos”.
Num plano a dez anos, o Parque de Veículos do Estado deverá ver a frota renovada de forma a que no final já estejam disponíveis 1200 carros elétricos.
Publicado no Verdesobrerodas
Por Expresso conteúdo
No comments:
Post a Comment