Monday, April 17, 2017

Alugar o próprio carro é alternativa para transformar despesas em renda

Pesquisas de mercado revelam que manter um carro popular avaliado em R$50 mil no Brasil pode custar, em média, mais de R$ 10 mil por ano. Isso inclui depreciação do veículo, impostos (IPVA, DPVAT), seguro, revisões, manutenções periódicas, combustível, entre outros requisitos para manter o carro em boas condições. Se for levado em consideração que, de acordo com uma pesquisa publicada pela revista americana Fortune em 2016, maioria dos carros fica estacionada durante 95% do dia, o custo de manter um veículo que é pouco usado tem pesado muito no bolso de muitos brasileiros.
Em tempos de recessão econômica e novas opções de mobilidade urbana, como a popularização de aplicativos de transporte por preços convidativos, muitas pessoas estão repensando a compra de um automóvel ao comparar constantemente os gastos para mantê-lo comuma locomoção alternativa. Ainda que em muitos casos seja possível fazer essa substituição, muitas pessoas não conseguem se desfazer do veículo por necessidades específicas, criando situações em que o carro fica parado na garagem por diversos dias seguidos.
Além dos gastos com tributos e serviços, o tempo parado também pode ser um vilão para a parte mecânica do automóvel e afetar o seu desempenho. A gasolina, por exemplo, tem validade: em um mês, o combustível já começa a perder as suas propriedades pode gerar impurezas que podem danificar o motor – ocasionando gastos com reparos.


O ar-condicionado também pode ser afetado pelo pouco uso. Ao ser desligado, o sistema resfria o ambiente e acaba provocando umidade nos dutos de ventilação interna do veículo – um ambiente propício para a proliferação de fungos, bactérias e elementos que causam problemas respiratórios. Além disso, componentes que funcionam com o carro desligado, como o alarme, consomem a energia elétrica da bateria.
Com o intuito de oferecer uma solução para esse cenário, além de proporcionar uma renda extra para donos de carros pouco utilizados, novos aplicativos estão chegando ao mercado. É o caso da Moobie, uma comunidade de aluguel de carros que gera renda para quem tem carro e cria uma alternativa de transporte para quem não tem.
“Observamos que cada vez mais pessoas estão optando por outros meios de transporte dentro da cidade, como ir para o trabalho de bicicleta ou usar táxi por conveniência de tempo e alto custo de estacionamento, criando uma oportunidade para que aquele veículo possa ser utilizado por outra pessoa”, explica Tamy Lin, fundadora da Moobie.
O aplicativo, lançado recentemente e com atuação inicial apenas em São Paulo, disponibiliza carros particulares para locação de lazer por preços inferiores aos praticados por locadoras tradicionais e sem burocracia. Tudo é feito por um aplicativo de celular e a entrega das chaves acontece pessoalmente, pelo proprietário do veículo, deixando toda a experiência mais pessoal.
“Desenvolvemos uma plataforma que deixou muito fácil o processo de conseguir uma renda adicional com o carro e que, ao mesmo tempo, facilita a vida de quem precisa alugar um veículo para fazer uma viagem rápida, por exemplo. Além de diversas medidas adotadas para garantir a segurança dos usuários, como checagem de informações e seguro próprio para todas as locações, o pagamento é feito no próprio aplicativo, por cartão de crédito, evitando fraudes”, complementa Tamy.
Fonte: Car Sale

No comments:

Post a Comment