Saturday, April 1, 2017

Novo Panamera híbrido foca no desempenho

Híbridos são econômicos por definição, mas o Panamera Turbo S E-Hybrid foi criado principalmente para proporcionar alto desempenho e prazer ao dirigir. Ele agora é o modelo-líder da linha Panamera


Híbridos deixaram de ser novidade e a cada dia surgem novos no mercado. O lançamento do novo Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid, porém, tem um enfoque e um posicionamento diferentes: fiel à sua tradição de marca de performance, a fabricante alemã se preocupou em explorar ao máximo o potencial da combinação do motor a combustão com o motor elétrico para fins de desempenho – a redução no consumo é apenas uma consequência. E, dados os resultados obtidos, resolveu posicionar o novo modelo híbrido como opção de topo da linha Panamera.
A inspiração tecnológica do S E Hybrid vem do Porsche Spyder 908, que tem uma arquitetura diferente – motor central traseiro – mas que, como o novo Panamera, inclui tração integral permanente. No novo Panamera híbrido, o motor V8 turbo de quatro cilindros trabalha junto com um motor elétrico, levando à disponibilidade de 500 kW / 680 hp de potência de sistema. A principal qualidade dos motores elétricos, alto torque em baixa rotação, se reflete nos 850 Nm de torque presentes mal o carro começa a se mover. Ele acelere com facilidade até 100 km/h em curtos 3,4 segundos.
A velocidade máxima é de 310 km/h. No uso cotidiano, para quem roda principalmente na cidade, o Panamera Turbo S E-Hybrid possibilita rodar pelas ruas até 50 quilômetros em modo totalmente elétrico, sem qualquer emissão de poluentes. Quando solicitado por uma pressão mais forte no acelerador o V8 entra em ação. A média de consumo do carro é de 2,9 l/100 km (34,48 km/l), segundo a norma europeia para carros híbridos. Ou seja, se não é barato para comprar, o sedã esportivo de luxo anda quase de graça.
O novo Panamera hibrido é o segundo modelo do sedã da Porsche com esse tipo de propulsão. Ele foi precedido pelo Panamera 4 E-Hybrid, que utiliza um motor V6 juntamente com um motor elétrico. O motor elétrico do Panamera Turbo S E-Hybrid tem 100 kW/136 hp e o V8 a gasolina gera 404 kW/550 hp. Eles são ligados entre si ou desconectados, conforme as exigências de rodagem, por um atuador de embreagem elétrico, com rapidez e suavidade. Como em todos os modelos da segunda geração do Panamera, o câmbio é o PDK (Porsche Doppelkupplung) de dupla embreagem com oito marchas e a tração integral é equipamento de série (Porsche Traction Management - PTM).
O Panamera Turbo S E-Hybrid vem com suspensão pneumática de série, desenvolvida para proporcionar o máximo equilíbrio entre o conforto desejado em um sedã de luxo com a performance dinâmica de um carro-esporte.
A alimentação do motor elétrico fica por conta de uma bateria de íons de lítio com refrigeração líquida, com 14,1 kWh. Posicionada na traseira do carro ela pode ser recarregada totalmente com 10 A em seis horas através de uma tomada de 230 V. Usando o carregador de bordo opcional de 7.2 kW e uma conexão de 230 V em lugar do carregador de série com 3,6 kW, a bateria é carregada totalmente em apenas 2,4 horas. O processo de carga também pode ser iniciado com a utilização de um timer através do Porsche Communication Management (PCM - gerenciamento de comunicações) ou do aplicativo Porsche Connect (para smartfones e Apple Watch). Um item de conforto, equipamento de série, é o sistema de ar-condicionado auxiliar para resfriar ou aquecer o compartimento de passageiros mesmo durante a operação de carga.
Duas opções de distância entre eixos
O novo modelo de topo da segunda geração do Panamera será apresentado em Genebra em março e lançado no mercado europeu em julho de 2017 e chegará a outros mercados em todo o mundo ao longo do segundo semestre. O Gran Turismo de quatro portas será oferecido também numa versão executiva, com distância entre eixos 150 milímetros maior, para quem prefere viajar no banco traseiro. Um problema para os magnatas: o Panamera não é um carro para motoristas executivos normais. “Jarbas” terá que fazer um cursinho de pilotagem. Para poder mostrar o que pode fazer, o Panamera Turbo S E-Hybrid traz também freios de composto de cerâmica (Porsche Ceramic Composite Brake - PCCB), controle dinâmico esportivo do chassi (Porsche Dynamic Chassis Control Sport - PDCC Sport) incluindo o sistema de vetoreamento de torque Plus (PTV Plus), assistência de direção Power Steering Plus e rodas de liga com 21 polegadas 911 Turbo Design. O pacote básico inclui elementos aerodinâmicos adaptativos e a suspensão pneumática de três câmaras incluindo o sistema Porsche de gerenciamento ativo da suspensão (Porsche Active Suspension Management - PASM). Para um controle melhor, a versão longa é equipada de série com eixo traseiro direcional.
Preços, para os interessados: na Alemanha o Panamera Turbo S E-Hybrid custa a partir de € 185.736 (aproximadamente R$ 700 mil). A versão Executive começa por € 199.183 (aprox. R$ 760 mil). No Brasil, deverá custar pouco menos que o dobro disso.
Fonte: Auto Estrada

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