Um dos assuntos mais comentados dos últimos dias foi sobre as carnes contaminadas e adulteradas. E que são vendidas como boas. A revolta foi geral e nos fez refletir sobre tudo que colocamos em nossas mesas.
Quanto aos carros, como podemos medir a qualidade daquilo que estamos investindo dinheiro e colocando em nossas garagens?
De alguns anos para cá, explodiu o número de chamados para reparos de peças em garantia, os chamados recalls. Desde marcas populares até as de luxo, nenhuma se livra desse tipo de problema.
O mais impressionante é que muitos envolvem algo relacionado à segurança, como airbags – que emitem objetos cortantes quando acionado – ou defeito em fixação de bancos e cintos. Também há os casos de peças que, a qualquer momento, podem causar incêndio. Será que estamos dirigindo uma bomba com airbag que mata?
O mais impressionante é que muitos envolvem algo relacionado à segurança, como airbags – que emitem objetos cortantes quando acionado – ou defeito em fixação de bancos e cintos. Também há os casos de peças que, a qualquer momento, podem causar incêndio. Será que estamos dirigindo uma bomba com airbag que mata?
O bicho pega mesmo quando falamos de peças de reposição. Com pouca fiscalização, empresas literalmente de fundo de quintal “fabricam” peças de qualidade duvidosa e conseguem distribuir de forma legal em casas de autopeças.
Quando é uma peça de acabamento, o máximo que pode acontecer é ficarmos irritados por não ter encaixe perfeito ou existir diferença de cor.
Mas e quando é algo mais importante? Desde um aditivo (que muitas vezes não passa de água com corante) até uma peça de suspensão recondicionada, que interfira diretamente na segurança do carro, o resultado final pode ser catastrófico.
Recentemente precisei comprar uma boia de tanque de combustível para o carro da minha mãe. Na concessionária estava tão caro que arrisquei e comprei uma paralela pela fração do preço de uma original.
Logo que instalei, o ponteiro só ia até os ¾ de tanque. Até aí tudo bem, podemos conviver com isso, mas infelizmente a peça durou apenas seis meses. Aquela porcaria foi feita para não durar mesmo.
Para não ficarmos refém do alto preço cobrado nas concessionárias – e evitar situações como essa -, recomendo que compre peças de fabricantes tradicionais, daqueles que estão na ativa há anos e também fornecem para fabricantes de carros.
Logo que instalei, o ponteiro só ia até os ¾ de tanque. Até aí tudo bem, podemos conviver com isso, mas infelizmente a peça durou apenas seis meses. Aquela porcaria foi feita para não durar mesmo.
Para não ficarmos refém do alto preço cobrado nas concessionárias – e evitar situações como essa -, recomendo que compre peças de fabricantes tradicionais, daqueles que estão na ativa há anos e também fornecem para fabricantes de carros.
Se você encostar no balcão da autopeça e o atendente sugerir uma marca desconhecida, fique com o pé atrás. Caso você não seja do ramo, consulte seu mecânico particular. Tenho certeza que ele vai te dizer se a marca é boa ou não.
Outra dica é se cadastrar em grupos ou fóruns na internet com pessoas que também tenham o mesmo carro que você. Assim é possível aprender com alguém que já passou pelo mesmo problema e também compartilhar algo novo.
Quanto o assunto é adulteração, logo vem em nossa mente os combustíveis. Como se não bastasse o alto preço cobrado por eles, a qualidade passa longe e dificilmente sabemos se o que estamos colocando em nossos carros é exatamente o que deveria ser.
Certa vez abasteci meu antigo Civic em um posto. Para minha surpresa, já havia passado dos 50 litros que o tanque tem de capacidade. Só parou porque eu pedi. Como isso é possível?
Que essa história da carne nos sirva de alerta para sermos consumidores mais exigentes em todas as áreas.
Que essa história da carne nos sirva de alerta para sermos consumidores mais exigentes em todas as áreas.
Fonte: Car Sale
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