Thursday, August 25, 2016

Iveco lança sistema de acessibilidade Elevittá para a van Daily

Iveco lança sistema de acessibilidade Elevittá para a van Daily
Novo sistema de acessibilidade contempla cadeirantes
Durante os Jogos Paraolímpicos de 2016, que aconterão de 7 a 18 de setembro no Rio de Janeiro, a questão da acessibilidade do transporte urbano para mobilidade reduzida estará em alta no Brasil. Milhares de atletas, jornalistas e torcedores que usam cadeiras de rodas estarão nas ruas cariocas para participar do evento esportivo e a estrutura brasileira para transportá-los será posta à prova. De olho nessa grande visibilidade, a Iveco aproveita para lançar o Daily Elevittá, uma versão de sua van de passageiros dotada de um inovador sistema para embarque e transporte de cadeirantes.
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais para pessoas com deficiência, visando sua inclusão social e cidadania. Mais do que a simples acessibilidade, a legislação nacional prevê que a pessoa com mobilidade reduzida deve ter o direito de ir e vir, como qualquer outro cidadão. E a Iveco chega perto disso com o Daily Elevittá, que pretende ser uma solução para transportadores e órgãos que regulam o sistema de  transporte de passageiros. 
Desenvolvido e fabricado no complexo industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), sob a plataforma do Daily 50C17, o modelo foi projetado com a proposta de oferecer ao passageiro com mobilidade reduzida as mesmas condições que os outros ocupantes desfrutam a bordo do veículo. Através do sistema, os cadeirantes podem sentar nos mesmos bancos e entrar pelos mesmos acessos que os passageiros não-cadeirantes. O dispositivo de poltrona móvel, desenvolvido especialmente para a linha Daily pela empresa gaúcha Elevittá, posiciona uma poltrona do lado de fora do veículo e a move para dentro através de um sistema que mistura os movimentos de uma grua com os de um elevador. Desse modo, permite ao cadeirante embarcar e desembarcar no veículo já sentado no seu assento. “O Daily Elevittá é a primeira van do Brasil a contemplar 18 lugares com até três cadeirantes, mais o motorista. Preservamos a inclusão para os passageiros e a rentabilidade para o operador” ressalta Gustavo Serizawa, gerente de marketing de produto da Iveco Bus para a América Latina. O bagageiro traseiro proporciona grande capacidade de bagagem, que permite o transporte de bengalas, muletas, andadores dobráveis e até três cadeiras de rodas. 
A Iveco imagina que, nos próximos anos, o lançamento do Daily Elevittá possa gerar benefícios expressivos para passageiros e transportadores, ao permitir que sejam cumpridas as leis de acessibilidade do transporte de passageiros. Essas leis indicam que, entre 2017 e 2018, todos os veículos que realizam o transporte público de passageiros deverão proporcionar acesso a pessoas com mobilidade reduzida – cadeirantes, obesos, idosos, entre outros. “Lançamos um produto economicamente viável para os empresários do setor e nos antecipamos aos concorrentes. Nosso produto contribuirá para que as pessoas possam se deslocar e realizar suas atividades diárias sem nenhum tipo de constrangimento”, destaca Humberto Spinetti, diretor de negócios da Iveco Bus para a América Latina. Segundo a marca italiana, setores como o hoteleiro, de transporte escolar, de fretamento e de locação de veículos são alguns exemplos de mercados que serão beneficiados com a chegada do Daily Elevittá.
O Daily Elevittá é equipado com o motor F1C da FPT Industrial Presente em toda a linha Daily, além dos micro-ônibus baseados no chassi 70C17. O propulsor 3.0 16V tem quatro cilindros em linha, turbo de duplo estágio, injeção eletrônica do tipo Common Rail e 170 cv de potência máxima. Os veículos possuem itens de série como ar-condicionado duplo para motorista e passageiros, computador de bordo, piloto automático, ABS, EBD, CD player/MP3 com alto-falantes, airbag duplo frontal, trio elétrico e teto alto. O preço do Daily Elevittá ainda não foi confirmado pela Iveco, mas estima-se que o sistema encareça em cerca de 20% o valor da van de origem.
Fonte: Motor Dream

No comments:

Post a Comment