Friday, June 17, 2016

Empresário brasileiro vai percorrer 3,5 mil km com veículo movido por energia solar

O objetivo é criar um webdocumentário para mostrar a força da energia solar no país

Luis Otávio Colaferro com o BMW i3 da Blue Sol Energia Solar

O empresário Luis Otávio Colaferro, sócio da Blue Sol Energia Solar — empresa especializada na capacitação, desenvolvimento de projetos e instalações na área de energia solar — deve, em breve, lançar o web documentário #MOVIDOSPORENERGIASOLAR, que pretende percorrer 3.500 quilômetros e 23 cidades, através de uma BMW i3 modificada, que recebe combustível através de sistemas para geração de energia solar fotovoltaica. As gravações tiveram início em 18 de março e já passaram pelas cidades de Ribeirão Preto, Catanduva e Andradina.

Segundo Colaferro, o objetivo do webdocumentário é mostrar a força da energia solar e conscientizar mais de 1 milhão de brasileiros sobre o poder de gerar sua própria energia.

“A ideia é visitar residências e empresas que geram a sua própria energia por meio de um sistema de energia solar fotovoltaica e abastecer nosso carro com a energia elétrica produzida por esses sistemas. Além disso, vamos conversar com essas pessoas e conhecer histórias inspiradoras de como a energia solar transformou essas vidas”, explica.

As gravações sejam finalizadas já em dezembro e transformadas em 36 mini capítulos de 5 minutos cada e mais 12 capítulos com 20 minutos. Além do canal de vídeo do Google, a equipe também divulga a estratégia em um hotsite e em duas páginas do Facebook.

“Hoje, no Brasil, estamos próximos da marca dos 2.000 sistemas solares instalados em casas, empresas, escolas e outras instituições, que estão conectadas às redes das distribuidoras de energia. Isso torna a ideia de não ter que pagar mais pela conta de energia e combustível possível e viável, especialmente quando o carro elétrico se soma à tecnologia de geração própria de energia, no caso a solar fotovoltaica. O abastecimento do veículo que estamos utilizando no documentário, o BMW i3 concedido pela Eurobike, é feito em tomadas simples de 110V ou 220V. No caso, estamos fazendo isso exclusivamente em locais onde a geração de energia elétrica é própria. Como essa energia vem direta ou indiretamente do sol, podemos dizer que somos literalmente movidos por energia solar”, finaliza Colaferro.

Segundo ele, o grande concorrente da energia solar ainda é a falta de conhecimento das pessoas a respeito da tecnologia solar e a ideia de que é cara e inviável.

A empresa foi criada em 2010, após um ano de muito estudo de tendências e pesquisa de mercado. Em 2011, a empresa passou a oferecer cursos para capacitação de mão de obra além dos projetos oferecidos. Hoje, a Blue Sol atua em duas principais frentes: capacitação e desenvolvimento de instalações comerciais e residenciais na área de energia solar fotovoltaica. Ao todo, segundo a Blue, cerca de 4.700 profissionais já foram capacitados, através de 594 empresas cadastradas como parceiras.

Fonte: Blog Veículo Elétrico
Origem: Administradores

No comments:

Post a Comment