Monday, June 13, 2016

O carregamento wireless para carros elétricos está próximo de substituir soluções via cabo



Cientistas do Laboratório Nacional Oak Ridge, do Departamento de Energia dos Estados Unidos, desenvolveram um sistema de carregamento wireless de 20 kilowatts para carros tão rápido quanto as tecnologias com fio mais usadas atualmente. Durante os testes, a solução atingiu 90% de eficiência.

O protótipo atual ainda precisa de adaptações para se tornar algo comercializável. A redução na perda de energia é uma das melhorias necessárias. No entanto, o laboratório já trabalha para aumentar a capacidade do sistema e pretende criar um carregador de 50 kilowatts que seria tão poderoso quanto as soluções de carregamento rápido disponíveis no mercado.

A potência do sistema requer segurança. Pra isso, a transferência de energia é isolada para permanecer em um espaço de ar entre o emissor, no solo, e o receptor, no veículo. Para além desse espaço, o campo magnético cai rapidamente.

O laboratório também estuda implantar a tecnologia em pontos de ônibus para que o veículo carregue enquanto está parado no local para a subida e descida de passageiros.

Esse novo sistema pode ajudar no aceleramento da adoção dos carros elétricos, já que torna mais prática a sua utilização. E as fabricantes de automóveis estão mostrando interesse nesse topo de automóvel. Na semana passada, a Tesla anunciou o carro elétrico Model 3. O modelo será o veículo mais barato da empresa, custando US$35 mil, e vai chegar ao Brasil. No twitter, o CEO da empresa anunciou que já foram feitas mais de 270 mil pré-vendas do carro.

Fonte: Blog Veículo Elétrico
Origem: Adrenaline

No comments:

Post a Comment