Wednesday, June 1, 2016

KERS Cargo: Brasileiro inventa amortecedor-gerador para armazenar energia em utilitários

José Vanderlei Taques observou que o trabalho dos amortecedores e da suspensão poderia ajudá-lo a economizar e até mesmo gerar energia elétrica para acionar componentes de um veículo.
Assim, ele criou um sistema batizado de MCS – Multiply and Charge Suspension – que se trata de um amortecedor eletromagnético que armazena energia do movimento da suspensão, transformando-a em energia elétrica para utilizar em dispositivos do veículo ou para suavizar o amortecimento dos impactos na suspensão.
Chamado popularmente de KERS Cargo, o MCS fica preso entre a suspensão e o chassi do veículo, sendo constituído por um gerador próprio e capaz de converter peso, potencia e energia a partir de 60 km/h.
kers-cargo-brasileiro-inventa-amortecedor-gerador-para-armazenar-energia-em-utilitarios-2
O MCS pode converter até 80% do peso em energia elétrica, que pode ser utilizada para qualquer fim no veículo. Taques está testando o sistema em sua picape Dodge RAM 2500.
Taques destaca como exemplo, um caminhão médio de 17 toneladas equipado com o sistema. Segundo ele, o MCS poderia converter a 60 km/h energia equivalente a 133 KW ou 180 cv, praticamente a potência do caminhão.
Assim, o MCS pode acabar sendo uma grande vantagem para veículos híbridos dotados de baterias de níquel ou lítio, que poderiam armazenar a energia elétrica para ser depois utilizada pelo motor elétrico no percurso urbano em entregas e serviços.
kers-cargo-brasileiro-inventa-amortecedor-gerador-para-armazenar-energia-em-utilitarios-3
Praticamente qualquer utilitário dotado de suspensão elevada e chassi, como a Dodge RAM do inventor, poderá receber o MCS e fazer uso dessa energia que antes nunca fora aproveitada.
José Taques ainda comenta que se cada um dos 1,4 milhões de caminhões e utilitários que rodam pelo país, adota-se o MCS, poderiam produzir em um ano, energia elétrica equivalente a 10 hidrelétricas de Itaipu!
No momento em que o mundo automotivo muda a sua filosofia diante do grave aumento da poluição e escassez do petróleo, o MCS certamente será mais um dispositivo que poderá auxiliar no objetivo de um mundo mais limpo.
Origem: Sustent MCS.

No comments:

Post a Comment