O Google realizou no dia 18 de maio uma coletiva de imprensa na Califórnia (Estados Unidos) para divulgar os planos que a companhia tem sobre conectividade na mobilidade, especialmente novos recursos que serão adicionados ao software Android Auto, que já funciona em alguns modelos no Brasil. Entre os principais destaques revelados pela gigante de tecnologia está a habilitação do Waze para carros (via Android Auto) e um novo software que funcionaria para todos os seus produtos, de smartphones a tablets, incluindo centrais multimídias automotivas.
Para quem mora em grandes cidades no Brasil, talvez a notícia mais importante do Google seja a adaptação do Waze para carros. Alguns sistemas de infoentretenimento já permitem a utilização do aplicativo de navegação no carro, mas são poucos (como os da Jac e Nissan). Com sua chegada ao Android Auto, o Waze poderá ser utilizado por todos os consumidores que tiverem centrais multimídias compatíveis com o software (como os da Volkswagem, via App Connect, por exemplo).
O Waze pertence ao Google e seu principal entrave para ser liberado nos carros é o nível de distração que ele pode implicar ao motorista. O aplicativo é descrito como uma espécie de rede social de navegação, pois, além de trocar informações de trânsito em tempo real entre os usuários (via internet), o app permite chat entre eles e o condutor também pode enviar alertas sobre trânsito, acidentes, perigos na via e até a localização de polícia para os "wazers". Embora a companhia não tenha entrado em detalhes sobre como ele irá funcionar no veículo, é provável que algumas funcionalidades sejam suprimidas em prol da segurança.
Os comandos por voz do sistema Android Auto atual serão aprimorados. De acordo com a empresa, o usuário poderá controlar mais funções por meio de voz sem a necessidade de pressionar qualquer botão para acioná-los (bastará dizer algo como "Ok, Google" ou outra código vocal para habilitar os comandos).
UM SOFTWARE PARA TODOS
Usando um Maserati Ghibli como cobaia, os executivos do Google também apresentaram durante a coletiva um sistema de infoentretenimento automotivo que mais lembra um tablet com tela gigante de 15'' sensível ao toque (semelhante àqueles que a Tesla utiliza em seus carros). A novidade neste caso, contudo, não está na forma. A central exposta estava utilizando uma nova geração do software Android OS, denominado Android N.
Usando um Maserati Ghibli como cobaia, os executivos do Google também apresentaram durante a coletiva um sistema de infoentretenimento automotivo que mais lembra um tablet com tela gigante de 15'' sensível ao toque (semelhante àqueles que a Tesla utiliza em seus carros). A novidade neste caso, contudo, não está na forma. A central exposta estava utilizando uma nova geração do software Android OS, denominado Android N.
Segundo a apresentração, a plataforma Android N poderá ser utilizada em todos os aparelhos que usam o software do Google (smartphones, tablets e centrais multimídia). Com isso, o Google promete reduzir custos e complexidade das fabricantes de automóveis, pois elas não precisariam mais desenvolver aplicativos próprios (a empresa de tecnologia se encarregaria disso, com exceção daqueles referentes exclusivamente aos carros). O software também deverá facilitar a comunicação entre o veículo e a via, uma vez que o Google trabalha com o desenvolvimento de condução autônoma e o Android N abriria mais oportunidades para que tais recursos evoluam.
Além disso, com uma plataforma comum entre os aparelhos, a conectividade entre smartphones e a central multimídia seria muito mais rápida e intuitiva para o usuário.
Ainda não há datas para que os aprimoramentos no Android Auto citados cheguem ao mercado, tampouco para o novo software comum do Google.
Fonte: Carro Online
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