Thursday, June 9, 2016

Shopping em Campinas terá posto de carregamento para veículos elétricos


A CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, firmou parceria com o Shopping Iguatemi Campinas para instalação de um eletroposto no estacionamento do estabelecimento comercial. O novo equipamento, que faz parte das ações do Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL, foi o primeiro a ser colocado em um shopping em Campinas, ampliando o número de pontos de recarregamento dos veículos elétricos na região.
Hoje, os usuários dos carros elétricos contam com quatro pontos de recarregamento em operação no âmbito do Programa de Mobilidade Elétrica. Três estão localizados em Campinas, um em frente à sede da CPFL, o segundo na área externa do posto de serviços da Bosch, no bairro Jardim do Trevo, e o terceiro no Centro de Convivência, no bairro do Cambuí. O quarto eletroposto foi instalado no Posto Graal 67, na Rodovia Anhanguera, na altura de Jundiaí (SP).
 
“Com o eletroposto do Iguatemi, provemos mais uma opção para que os usuários possam utilizar os veículos elétricos com conforto e segurança em Campinas e região”, diz o diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti. A instalação do eletroposto do Shopping Iguatemi já foi concluída pela CPFL Serviços.

O eletroposto instalado é do tipo semi-rápido, reabastecendo 80% da bateria em 1 hora e os 20% restantes em mais 1 hora. “A escolha do tipo do equipamento levou em conta as características do local. Como o eletroposto vai ser colocado em um estacionamento, o modelo semi-rápido é compatível com o tempo em que o veículo permanece estacionado enquanto o dono estiver no shopping”, explica Lazzaretti. O equipamento é compatível com os carros elétricos fabricados com plug tipo 2 (Mennekes), o que inclui as montadoras Renault, BYD e BMW, e pode abastecer dois veículos simultaneamente.

A instalação do eletroposto no Shopping Iguatemi permitirá que a empresa estude novos aspectos da mobilidade elétrica. Um deles é o impacto do recarregamento dos veículos em uma rede interna. Por se tratar de um ponto de carregamento semi-público, o equipamento não estará conectado na rede elétrica externa, e sim na rede do shopping, diretamente atrelada à medição do consumo do local.

Outro objetivo com o projeto é o de disseminar a cultura da mobilidade elétrica no País, permitindo que a população tenha conhecimento de uma tecnologia que vem ganhando mais espaço ao redor do mundo. O recarregamento no novo eletroposto será gratuito enquanto não for definido um modelo de cobrança e de tarifas para o tema no Brasill. A CPFL Energia arcará com os custos do equipamento e instalação, enquanto o Shopping Iguatemi irá assumir o consumo de energia.

Para usar o eletroposto, os usuários precisarão efetuar um cadastro prévio junto à equipe do Programa de Mobilidade Elétrica pelo e-mail mobilidade.e@cpfl.com.br, informando nome, telefone, modelo e placa do carro. Um cartão para ser usado no equipamento poderá ser retirado na sede da CPFL, na Rodovia Engenheiro Miguel Noel Burnier, nº 1755, no Parque São Quirino.

Por estar dentro do estacionamento do Shopping Iguatemi, os usuários só poderão recarregar os seus veículos elétricos no local durante o horário de funcionamento do estabelecimento comercial. O shopping fica aberto de segunda a sábado das 10h às 22h e domingo e feriados das 12h às 22h.

Atualmente, o Programa de Mobilidade Elétrica conta com oito eletropostos em operação. Além dos quatro públicos citados anteriormente, outros quatro privados estão em operação, sendo dois usados pela CPFL, um pela 3M e um pela Natura, que são empresas parceiras do projeto. Recentemente, a CPFL Energia firmou um acordo para a instalação de um novo eletroposto público dentro da Unicamp, que deve entrar em operação em abril.


Publicado no Verdesobrerodas



Origem: Segs

No comments:

Post a Comment