Bem-equipado, híbrido traz estilo ainda mais polêmico e baixo consumo
A quarta geração do Prius já está à venda no Brasil. O veículo híbrido mais bem-sucedido do mundo desembarca nas concessionárias Toyota a partir da próxima quarta-feira, 8 de junho, por R$ 119.950.
Assim como seu antecessor, o design controverso é a principal característica do Prius. Nesta geração, os desenhistas da Toyota se inspiraram no Mirai, modelo movido a célula combustível de hidrogênio vendido no Japão. Suas linhas são excessivamente futuristas, com faróis e lanternas muito espichadas para os lados e para baixo. A linha de cintura ascendente na parte traseira também divide opiniões. Em relação ao modelo antigo, o Prius está 60 mm mais longo (4,540 mm), 15 mm mais largo (1.760 mm) e 20 mm mais baixo (1.490 mm). Segundo a Toyota, o espaço na cabine aumentou em 15 mm no comprimento (2.210 mm) e 20 mm na largura (1.490mm). O porta-malas tem capacidade volumétrica de 412 litros.
Se o estilo pode não agradar a todos, a lista de equipamentos de série deve satisfazer quem se dispor a pagar quase R$ 120 mil pelo Prius. Saem de fábrica itens como sete airbags, ar-condicionado digital bizona (que concentra o fluxo de ar apenas onde há passageiros), banco do motorista com regulagens elétricas, Bluetooth, câmera de ré, central multimídia com tela tátil de 7 polegadas, GPS, TV digital, carregador de celular sem fio, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, espelho retrovisor interno antiofuscante, rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus de baixa resistência ao rolamento, destravamento das portas sem chave, alarme, controles de estabilidade e de tração, faróis de neblina, lanternas em led, head-up display, piloto automático, cintos de segurança com pré-tensionadores, partida do motor por botão, bancos revestidos em couro sintético, vidros elétricos nas quatro portas com função um-toque e função antiesmagamento, retrovisores elétricos e volante multifuncional em couro.
Como um veículo ecologicamente correto que sempre foi, o Prius tem um motor 1.8 a gasolina com comando variável de válvulas com 98 cv a 5.600 rpm e torque máximo de 14,2 kgfm a 3.600 rpm, combinado com um motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. A potência somada é de 123 cv, sendo que a marca promete um consumo de combustível até 20% melhor do que seu antecessor. Segundo avaliação do Inmetro, responsável pelo Programa de Etiquetagem Veicular, o Prius é o veículo mais eficiente do país, registrando 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em rodovias.
Por R$ 119.500, o novo Prius é o híbrido mais barato à venda no Brasil. Seus concorrentes em termos de propulsão (mas com porte diferente) são o sedã Ford Fusion Hybrid, tabelado em R$ 149.400, e o compacto BMW i3 (um elétrico equipado com um pequeno motor a combustão apenas para estender a autonomia), por R$ 169.950. Há também o Lexus CT 200H, baseado no Prius, mas mais refinado, a partir de R$ 134.000.
Fonte: Quatro Rodas
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