Sunday, June 19, 2016

Fábrica de baterias pode custar R$ 44,3 bi à VW

CARRO ONLINE adiantou para você na última semana que o Grupo Volkswagen está planejando construir uma fárica gigante de baterias. A notícia foi veiculada pelo jornal alemão Handelsblatt. Nesta quarta-feira (1º), o site Automotive News dá continuidade à história, desta vez apresentando o susposto valor de 11 bilhões de euros (R$ 44,3 bilhões em conversão livre) que estaria envolvido no investimento.
Contudo, ainda segundo o site, o diretor financeiro do grupo, Frank Witter, afirmou que nenhuma decisão sobre a fábrica está tomada. "Nós temos vários cenários em nossas discussões estratégicas e certamente estamos considerando a concretização de algo desta magnitude." Uma das locações sondadas pela companhia seria a cidade de Salzgitter, a 53 km ao sul da sede do grupo em Wolfsburg, na Alemanha. 
O Grupo VW estima que deverá alcançar a meta de vender um milhão de carros eletrificados por ano (entre puramente elétricos e híbridos plug-in) até 2025 para atender as futuras restrições de emissões em mercados importantes como a Europa e China. 
Até o final desta década, o conglomerado prevê lançar 20 novos modelos elétricos e híbridos. Atualmente, dentre o portfólio das 12 marcas que a companhia detém, o grupo oferece nove modelos de propulsões alternativas à exclusividade da combustão. 
ELETRICIDADE DE ALTO CUSTO
Witter disse ao site, também, que as tecnologias de veículos elétricos e suas baterias eram "críticas" à Volkswagen e que a companhia estava avaliando cuidadosamente quais são os componentes estrategicamente importantes para o grupo manufaturar. 
A produção de baterias é um negócio caro, que podem girar em torno de 200 euros por cada bateria de 40 kWh (necessária para abastecer um veículo elétrico convencional). Parte deste custo se deve à falta de uniformização da produção, uma vez que, atualmente, a maiora dos veículos elétricos contêm baterias feitas especificamente para cada modelo (o que encarece o processo).
Conceito Budd-e mostrou como será a futura arquitetura MEB da VW

Uma das apostas da Volkswagen para baratear sua produção é a plataforma modular que a companhia está desenvolvendo para a produção de seus futuros carros elétricos. Chamada de MEB, ela deve se inspirar na versatilidade da MQB (que dá origem ao VW Golf, Audi A3, Q3 etc.) para otimizar e diversificar a produção dos modelos. A arquitetura foi apresentada no começo deste ano sob o conceito Budd-e, uma van totalmente elétrica, e deve ser lançada em 2019.
De acordo com o diretor financeiro ouvido pelo Automotive News, os engenheiros da companhia explicam que as baterias da arquitetura MEB serão similares a "barras de chocolate". Ou seja, essencialmente planas, compactadas de maneira uniforme para aumentar a escala da produção e flexíveis em comprimento e largura.  
Fonte: Carro Online

No comments:

Post a Comment