A Ford vem criando uma imagem de empresa preocupada com a mobilidade urbana já há alguns anos, reforçada pela sua iniciativa em investir em tecnologias autônomas e aplicativos de locomoção que vão além dos automóveis. Nesta semana, a companhia deu mais um passo na consolidação deste compromisso após criar uma nova empresa, a Ford Smart Mobility (mobilidade inteligente, em tradução livre), que ficará subjugada à Ford, mas atuará o como uma espécie de start-up e tem a missão de coordenar todos os produtos de mobilidade da Ford que não envolvem direta e exclusivamente os carros feitos pela empresa.
O objetivo central da Ford Smart Mobility é ajudar as pessoas a se locomoverem pela cidade, independentemente se são consumidores da Ford ou se dirigem um automóvel, uma vez que até 2025, mais da metade da população mundial viverá em megalópoles com 10 milhões de habitantes ou mais, segundo estudos divulgados pela empresa.
De acordo com o vídeo institucional da FSM (que você assiste abaixo), entre os projetos da start-up estão um serviço de transporte público por microonibus, o qual pode ter o trajeto alterado conforme as pessoas solicitam o traslado via um aplicativo no smartphone.
Há um outro app que promete identificar as vagas nas ruas para diminuir o tempo que o motorista procura por elas (logo, diminuindo o tempo em que os carros ocupam as vias trafegando), além de ideias que pretendem instalar sensores em bicicletas para ajudar a monitorar o caminho dos ciclistas, incluindo dicas de intermodalidade de transportes, e aplicativos de trânsito mais avançados que se comunicam com outros carros (a exemplo do que o Waze faz por meio da internet).
Não só a Ford Smart Mobility será tratada como uma start-up à parte da Ford, o QG da empresa ficará instalado em Palo Alto, na Califórnia (EUA), região conhecida por abrigar empresas de tecnologia e inovação no país norte-americano.
Fonte: Carro Online
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