Thursday, April 7, 2016

RIMAC com quatro motores elétricos faz de 0 a 100 em 2,5 segundos

A Rimac Automobili é uma marca que pouco a pouco vai se introduzindo no nicho dos superesportivos, com uma marca de identidade: seus modelos são elétricos. Já conhecíamos o Rimac Concept_One, que com um megawatt de potência não tem nada a invejar do recém lançado Bugatti Chiron. Mas o modelo que a marca croata mostra agora é mais radical: o Rimac Concept_S que chega para ser o ‘gêmeo malvado’ desse par de irmãos.

Embora seja relativamente desconhecida, a marca colaborou para a criação de alguns dos componentes elétricos do novo Koenigsegg Regera. Utiliza um esquema parecido, incorporando quatro motores elétricos, que se encarregam de mover uma roda cada um, conseguindo dessa forma uma tração total. No total, esse sistema de propulsão alcança uma potência de 1.384 cv e 1.800 Nm de torque.


O desempenho é fantástico e consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos, de 0 a 200 km/h em 5,6 segundos e de 0 a 300 km/h em 13,1 segundos. Esse bólido elétrico também atinge uma velocidade máxima de 365 km/h. Sua transmissão consiste em duas transmissões de dupla embreagem e duas velocidades. Utiliza uma bateria de íons de lítio de 82 kWh, que lhe permite ter uma autonomia por volta de 400 quilômetros.

No Rimac Concept_S tudo foi levado ao extremo. Seu aspecto exterior se destaca por uma aerodinâmica muito mais trabalhada que em seu irmão. Foi aumentada a carga aerodinâmica em 34% em relação ao Concept_One e também se conseguiu reduzir seu peso em até 50 kg, graças ao uso de materiais mais leves como a fibra de carbono. Mantém a suspensão estilo ‘pushrod’ e utiliza rodas de 20 polegadas calçadas por pneus Pirelli P-Zero Trophy R.

No Concept_S cada detalhe foi focado no seu uso em circuito. Por isso no seu interior surgem bancos de competição e também um sistema para colher toda a telemetria do veículo. Mais de 500 sensores recolherão a informação na memória interna que serão enviados à nuvem mediante sua conexão 4G, para que os dados sejam consultados em qualquer parte.




Publicado no Verdesobrerodas


Origem: PlanetCarsz

No comments:

Post a Comment