Wednesday, April 13, 2016

Veja um Audi TTS numa volta rápida sem piloto

Apesar de a tecnologia autônoma para os carros já estar relativamente bastante difundida (aqui no CARRO ONLINE sempre noticiamos novidades sobre o assunto), ainda causa espanto e até um certo estranhamento ver um carro dirigindo sozinho por aí. Desta vez foram os estudantes da Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), que colocaram um Audi TTS para realizar voltas rápidas em um autódromo sem nenhum piloto dentro do veículo.
De acordo com o professor Chris Gerders, o objetivo do estudo é ajudar no desenvolvimento e aprimoramento de algorítimos para recursos eletrônicos autônomos que já estão se popularizando nos carros, como frenagem de emergência pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo, etc. Para isso, a equipe do professor simula ambientes de trânsito a 80 km/h e também o programa para correr na pista a quase 200 km/h. Segundo Gerders, "no autódromo as coisas podem sair de um jeito diferente do que você espera, portanto é uma lição excelente para o planejamento avançado". 
Entre os programas desenvolvidos pelos estudantes da equipe de Gerders, um deles propôs um algorítmo de mudança de faixa de emergência, possivelmente voltado a situações em que a frenagem será menos eficaz do que um desvio para evitar um acidente. 
Mesmo sabendo que a intenção da universidade não tem a ver com automobilismo, ao assistir ao vídeo é difícil não imaginarmos o futuro. Até porque, segundo a universidade, o Audi TTS conseguiu tempos bem próximos aos de um piloto de verdade, tudo por meio dos sensores e câmeras que mapeiam toda a pista para coordenar a hora certa de acelerar, frear e contornar as curvas da pista.
Será que viveremos para ver uma categoria "fantasma" de automobilismo? Assista e reflita...
Fonte: Carro Online

No comments:

Post a Comment