A Tesla, empresa que só fabrica carros totalmente elétricos, apresentou na noite desta quinta-feira (31) o terceiro modelo de seu portfólio, o Model 3, em um evento fechado nos Estados Unidos. Ao estilo notchback, a novidade é uma espécie de hatchalongado, cujo terceiro volume não é tão pronunciado quanto num sedã. Mercadologicamente, o lançamento ficará posicionado abaixo do sedã Model S e do SUV Model X, mas as vendas só começarão no segundo semestre do ano que vem nos Estados Unidos e Europa.
De acordo com as informações do Autoblog, o Model 3 entrega tudo aquilo que Elon Musk, CEO da Tesla, prometeu antes de revelar a novidade. Uma opção mais barata, mais versátil, atraente e com bom espaço interno (para até cinco ocupantes) da companhia. Além disso, o hatch conseguirá aliar uma autonomia de 345 km com uma carga cheia da bateria a um desempenho de aceleração de 0 a 100 km/h abaixo de seis segundos.
Outras promessas do Model 3 são a oferta do sistema de condução semi-autônoma da companhia (com piloto automático adaptativo que identifica as faixas e assume o controle do volante e pedais) e a tecnologia de carregamento mais rápido (chamada de Supercharging).
Tudo isso foi confirmado por Elon Musk durante o evento, mas vale lembrar que o veículo que você vê nas fotos, apesar de estar bem próximo do modelo definitivo, ainda se trata de um conceito. Ou seja, a frente peculiar, que causa estranheza para quem não está acostumado a ver carros elétricos sem grades (afinal, não há necessidade de entradas de ar) pode ser alterada para obter o mesmo tratamento que os outros modelos da marca, por exemplo.
Com tantos atributos assim, não é difícil compreender a confiança elevada do CEO da Tesla para o Model 3. De acordo com Musk, ele prevê que a partir do final de 2017, com a novidade já à venda, a capacidade de produção da fábrica californiana da companhia será de 500.000 unidades por ano, um número bem alto para quem só comercializa carros elétricos.
E se há alguma dúvida de que a Tesla seja capaz de atingir essa meta, basta verificar o interesse dos consumidores. Com uma previsão de custar US$ 35.000 (cerca de R$ 120.000), a Tesla computou 133.135 reservas de aquisição do Model 3, sendo que todas elas requeriam um depósito de US$ 1.000 (reembolsáveis) de sinal.
No comments:
Post a Comment