Há pouco mais de uma década, vieram os modelos que mantêm a velocidade constante, trazendo mais economia e menos consumo de combustível ao transitar, sobretudo, em rodovias. Tecnicamente conhecido como controlador de velocidade, esse equipamento também é chamado de piloto automático, motivando críticas dos mais puristas - afinal, carros com esse recurso não fazem o veículo rodar por conta própria, acelerando, desacelerando e fazendo curvas, como acontece nos aviões, de onde o termo foi emprestado.
Atualmente, a história mudou. Há alguns anos, já existem automóveis nos quais a expressão piloto automático faz mais sentido, já que, além de manter a velocidade constante, são capazes de frear sozinhos, preservando automaticamente a distância do veículo à frente.
Alguns modelos de luxo já disponíveis no mercado chegam perto dessa capacidade. É o caso dos automóveis elétricos da fabricante norte-americana Tesla, capazes de não apenas frear e acelerar por conta própria, inclusive em congestionamentos, como também trocar de faixa. Para quem não está acostumado, ver o carro rodar e o volante se mexer sem a intervenção do motorista pode ser uma experiência assustadora.Há modelos, inclusive, que contam com frenagem de emergência, evitando colisões ou pelo menos minimizando os danos de uma batida. Esse é um dos últimos passos antes da chegada de carros de condução autônoma, que literalmente conseguem rodar sozinhos e que devem chegar às lojas por volta de 2020.
É o que mostra um vídeo divulgado pelo site "CarBuzz", em que uma idosa aparece sentada no banco do motorista de um Tesla (provavelmente o sedã Model S) com a função Autopilot ativada. Com o sedã rodando em uma rodovia movimentada, ela observa o volante se mexer sozinho e fica apavorada, à medida que o carro vai avançando. Divirta-se e confira o vídeo aqui.
Fonte: Auto Estrada
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